adeus agosto

Nunca foi o meu mês favorito. Tem a ver com o calor extremo que eu detesto e com a vaga de incêndios que sempre varre o meu país. Fico angustiada, triste, não gosto e dá-se-me sempre um aperto no coração quando olho o “meu” horizonte, tão rico e verdejante. Vivo numa zona densamente arborizada, de pinhais bravos e mansos, pequenas matas de castanheiros, de carvalhos, eucaliptos, olivais, muitos pomares, vinhas. Há caminhos que eu gosto de percorrer por entre árvores portentosas, talvez centenárias, muito altas e direitas. Gosto, no outono, de sentir o restolhar das folhas secas debaixo dos meus pés, gosto também do cheiro característico da humidade, quando chegam as primeiras chuvas. Há uma mistura de muitos aromas, das uvas maduras, do vinho nos lagares, dos pomares carregados de maçãs e peras, das abóboras enormes, inchadas, quase a rebentar. Gosto de ver os bandos de corvos, e os voos rasantes sobre a terra já lavrada, enquanto crocitam com estridência. Sinto até inveja do negro intenso e profundo das suas asas abertas. Quando as minhas cadelas eram vivas, deliciava-me com o prazer delas enquanto corriam felizes por esses caminhos que eram tão nossos e sempre tão prazerosos. É um património riquíssimo a que tenho acesso absolutamente gratuito. Adeus agosto, até agora foste um mês calmo e tranquilo, mas quero que te vás embora rápido. És um mês de falsas promessas, ladrão, perigoso, cansativo. Que venha setembro com as suas noites suaves, a tranquilidade da natureza e finalmente o recolher descansado e a paz de espírito.

Sobre Juana

Esta é a minha vida, aquilo em que acredito. O mundo dá voltas, a vida passeia pelo fio dos dias e das horas e eu vou tentando manter o equilíbrio. Sempre na corda bamba.
Esta entrada foi publicada em reflexões com as etiquetas , . ligação permanente.

Uma resposta a adeus agosto

  1. luisa diz:

    Também gosto de setembro… :)

comentários

