minimalismo

É uma forma de vida. Já escrevi neste blogue que tenho uma obsessão pela ordem, pelas arrumações e, também odeio tralha acumulada. Separo roupa e calçado para dar ou para colocar em contentores para o devido efeito. Preocupo-me com o ambiente, com os excessos e desperdícios, que evito ao máximo, e separo tudinho para deitar nos contentores da reciclagem. Não gosto de acumular o que quer que seja. Comecei a ler alguns blogues e livros em pdf sobre minimalismo e descobri que a minha forma de viver e pensar têm nome. Sou minimalista. Não militante, nem fundamentalista, mas tenho comportamentos que me identificam como minimalista. Falta-me ainda muita informação para organizar e selecionar com método aquilo que é dispensável na minha vida. Preciso disciplinar comportamentos que tenho no que se refere às compras por impulso [ainda falho] e no apego que tenho a “coisas” [não necessariamente objetos] que marcam a minha vida. De resto só preciso deitar mãos à obra e persistir na sustentabilidade e na leveza dos meus dias.

Sobre Juana

Esta é a minha vida, aquilo em que acredito. O mundo dá voltas, a vida passeia pelo fio dos dias e das horas e eu vou tentando manter o equilíbrio. Sempre na corda bamba.
Esta entrada foi publicada em reflexões. ligação permanente.

6 respostas a minimalismo

  1. missscarletred diz:

    Eu sei que es minimalista, mas tens de colocar o selo de participante no desafio ♥As Amantes do Verao♥ em local visivel sff ☺

  2. Não sou considerada minimalista. Dizem sempre que não sou apegada às coisas. Às coisas de valor então raramente ligo. Ligo sim a fotos, a objectos que alguem me deu. Tenho um quarto onde ponho e trato de toda a roupa para dar. Ofereço a familias onde me chegam informações chocantes. Dou móveis e uso mesmo pouco coisa em casa. Tenho o essencial para viver normal, sem luxos nem coisas caras. Mas gosto de livros, um livro em papel tem toda a magia, comprei um ebook mas não tem cheiro, não tem o papel, por isso desisti da tecnologia. Gosto do tradicional, prateleiras com muitos livros, todos arrumados com a minha ordem! Sou conhecida por deitar tudo para o lixo se não houver qualquer utilidade.

  3. Juana diz:

    também tens comportamentos minimalistas. nas próximas férias uma das minhas tarefas “agendadas” vai ser separar e doar alguns dos meus livros. vai-me custar muito, mas sei que alguns, que já li 2 ou 3 vezes, não os voltarei a ler. poderão ser úteis a outros.

  4. livros custa a dar, assim como emprestar. é a unica coisa que nao gosto de emprestar, porque dificilmente devolvem

  5. Juana diz:

    custa e muito mas vou dar alguns. se cá estivesses teria todo o gosto em te presentear com alguns.

  6. Sempre podes dar a uma biblioteca!!! Há até escolas que agradecem o gesto! Trouxe só três livros e vou passar a pedir emprestado. Aqui os livros são caros e o peso deles não ajuda para as escolhas de viagem…

comentários

